Composições de crianças


As crianças também são compositoras! Desde bem pequenas, costumam inventar pequenas melodias e ritmos, improvisando. Nem sempre memorizam e repetem o que criaram, mas as vezes, e se estimuladas, fixam e repetem suas composições.

Na Teca Oficina de Música, o processo de composição é sempre muito estimulado e valorizado. Deixamos que as crianças criem- letra, ritmo e melodia- com o mínimo de interferência do adulto, que costuma participar ajudando o grupo a organizar suas ideias, sem, no entanto, conduzir a composição.

As rodas de conversas são muito importantes nas aulas. Muitas vezes é a partir dessas conversas (que não necessariamente tem qualquer assunto relacionado com a aula de música) que um tema, uma ideia para uma composição surge. Nas conversas, as crianças costumam contar coisas significativas para elas (lugares que visitaram, novas aprendizagens, situações escolares e familiares etc) e trabalhar com esses temas facilita as composições das crianças.

As composições, é claro, acompanham o estágio das crianças. As bem pequenas, de 2, 3 e 4 anos, costumam criar músicas muito simples, curtas, com o vocabulário conhecido por elas. Aos poucos as composições podem ganhar uma complexidade maior, tanto na letra quanto no ritmo e melodia.

A Teca Oficina de Música, de tempo em tempo, registra a produção musical das crianças em cds. Já foram 8 cds e estamos preparando o nono! Em quase todos eles, podemos encontrar diversas composições infantis, desde composições com grupos de crianças de 3 ano, até adolescentes, e também composições solos, realizadas nas aulas de instrumentos musicais.

Iremos colocar aos poucos, aqui neste blog, algumas dessas composições!

A canção escolhida para esse post foi "Tubarão Martelo":

Composição coletiva de crianças da Teca Oficina de Música ( 5 e 6 anos). Parte do cd "Um bolo... musical" gravado em 2005.

Em uma aula, uma criança trouxe algumas cartelas com figuras de peixes para mostrar ao grupo. Vimos, conversamos, trocamos informações, até que Pedro disse que sabia cantar uma música que falava sobre o tubarão martelo. E cantou! Perguntei-lhe quem lhe ensinara e ele respondeu- Ninguém. Fui eu mesmo que fiz! A canção se tornou muito significativa para o grupo que criou outras estrofes. E no jogo da invenção, as crianças misturaram fantasia, conhecimento e também bom humor! A gravação teve as participações especiais do Pedro Werneck e da Mairah Rocha, cantando.

https://soundcloud.com/teca-oficina-de-musica/o-tubarao-martelo

Esperamos que gostem!

#composiçãoinfantiltecaoficinademusicaescolade #musicadacriança #educaçãomusical #tecaoficinademsuica #escolademusica

Follow Us
Nenhum tag.
Search By Tags
Archive
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Tel- (11)93353-8422